Caicó - 3º Edição - 2017

  • Branca Ícone Instagram

 Ao longo de um ano, o Projeto Lugares de Charme atuou na ressignificação do Mercado Público de Caicó, RN. O projeto desenvolvido inspirou-se na história deste lugar em seus cem anos de vida, resgatando-a na repaginação do seu espaço junto aos valores e à essência da identidade cultural da região.

Memórias afetivas inspiram e mantêm viva a história centenária junto aos seus tantos valores, que encantam e emocionam. É a memória das vivências do passado que está influenciando o presente e projetando as realizações futuras.   

A repaginação

História do Mercado

 

O Mercado Público de Caicó em 1918 teve sua inauguração pelo Coronel Celso Dantas, que na época, era uma das personalidades mais marcantes do município. Um cidadão comum que tinha as qualidades de um sábio e, como administrador público, de um grande líder. 


Naquela época, já eram comercializados doces secos, comidas de milho, cachaças, carne, chouriço, queijo, chás, mel de abelha bolachão, sacadas de arroz/farinha/feijão, rapadura, pudim, galinha, entre outros produtos. O caldo de cana com pão doce ou com pastel era um atrativo para a circulação de pessoas no Mercado.

Além de alimentos, encontrava-se uma grande variedade de utensílios: brinquedos, panelas de barro e de alumínio,

pinhão, pilão, peneira, colher de pau, cestos de palha, sandálias, chapéus de couro e diversos outros objetos populares e de utilidades. Com o piso todo concebido em pedra, as mercadorias eram distribuídas no chão ou em barracas de madeiras, algumas cobertas por tecido chita.

Um detalhe curioso que chamou a atenção de muitos na época da construção do Mercado foi o símbolo de uma Efigie, abrigada em sua estrutura física. As opiniões sobre a imagem eram divididas, a respeito dessa curiosidade que fazia parte do imponente prédio neoclássico, construído em meio ao sertão do Seridó. Entretanto, a Efigie era o símbolo da República Brasileira daquela época; uma adaptação de Marianne, representação dos valores da República Francesa

PRODUTOS

 

Os saberes artesanais trabalhados junto ao projeto para ambientar os espaços e presentes nas coleções de produtos foram: cestaria concebida com o talo da carnaubeira; os saberes com retalhos de tecido para produção de laços e bonecas de pano; a arte plástica; o crochê e a arte da jardinagem artesanal.

1/1

Lançamento do Projeto Lugares de Charme Caicó/RN - Mercado Público de Caicó

PARCEIROS:

DEPOIMENTOS

 

"Caicó é uma terra onde existe várias riquezas culturais, as vezes guardados em personagens,  as vezes expostos em seus produtos, e o projeto Lugares de Charme no Mercado Público de Caicó fez aflorar essa energia positiva cultural no nosso município." 

Pedro Medeiros

Gerente do Escritório Regional do Seridó Ocidental

SEBRAE-RN

..........................

"Eu sou Iná Maria de Araujo, moro na cidade de Caicó, participo desse Projeto Lugares de Charme pelo qual tenho o maior prazer de exercer. Eu gosto muito e é muito admirado aqui na cidade! Todo mundo admira, acha lindo, porque é muito diversificado... Meus trabalhos são bem criativos, fui me voltando mais para o regional, com coisas antigas como a peteca, o peão... Daí surgem os colares, aplicamos petequinhas pequanas, aplicamos os cactos em souplats, o peão de criança brincar, em vários tamanhos. Eu adoro esse trabalho!" 

Iná Maria de Caicó 

Artesã Participante

..........................

"Foi muito bom o trabalho do Projeto Lugares de Charme no mercado, porque o turista voltou a frequentar o mercado, todo mundo acha lindo, vem para tirar foto, conhecer a história do mercado e aquecer o comércio." 

Sônia de Viola 

Permissionária

..........................

"Falar do Mercado Público de Caicó me vem em mente o “Projeto Lugares de Chame”, um projeto desenvolvido por uma ação do Município de Caicó (Prefeito Robson de Araújo - Batata) com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR), em parceria com o Sebrae/RN e a Associação de Permissionários do Mercado Público, como também com o apoio da empresa Eletrocenter e tintas Hidracor.

 

Projeto esse que foi coordenado por essa pessoa magnifica, conhecedora e Consultora “Cris Ribeiro”, tenho certeza que ela contribuiu e muito para a repaginação do Mercado Centenário de Caicó, trabalhando dia e noite, horas e horas para buscar o resgate da história do Mercado Público de Caicó, na busca de um novo layout de funcionamento dos setores atuais, com pinturas da sua área externa e interna com detalhes específicos e inserção de paisagismo. [...]

 

[...] Faço das palavras do Prefeito Batata as minhas, “Esse projeto vai contribuir para transformar o Mercado Público em um atrativo turístico. A consolidação desse projeto projetou uma nova imagem ao Mercado que tem grande importância para a economia de Caicó e região ao longo de 101 anos de existência”. 

Redson Roberto Medeiros de Souza

Sec. de Desenvolvimento Econômico e Turismo

..........................

Jaime da Silva

Artesão Participante

00:00 / 01:02

Juciana

Artesã Participante

00:00 / 00:34

Telma Severo

Artesã Participante

00:00 / 01:01

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social e Idealizadora do 

Projeto Lugares de Charme

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados 

Depois