top of page

Caicó - 3º Edição - 2017

  • Branca Ícone Instagram

 Ao longo de um ano, o Projeto Lugares de Charme atuou na ressignificação do Mercado Público de Caicó, RN. O projeto desenvolvido inspirou-se na história deste lugar em seus cem anos de vida, resgatando-a na repaginação do seu espaço junto aos valores e à essência da identidade cultural da região.

Memórias afetivas inspiram e mantêm viva a história centenária junto aos seus tantos valores, que encantam e emocionam. É a memória das vivências do passado que está influenciando o presente e projetando as realizações futuras.   

A repaginação

História do Mercado

 

O Mercado Público de Caicó em 1918 teve sua inauguração pelo Coronel Celso Dantas, que na época, era uma das personalidades mais marcantes do município. Um cidadão comum que tinha as qualidades de um sábio e, como administrador público, de um grande líder. 


Naquela época, já eram comercializados doces secos, comidas de milho, cachaças, carne, chouriço, queijo, chás, mel de abelha bolachão, sacadas de arroz/farinha/feijão, rapadura, pudim, galinha, entre outros produtos. O caldo de cana com pão doce ou com pastel era um atrativo para a circulação de pessoas no Mercado.

Além de alimentos, encontrava-se uma grande variedade de utensílios: brinquedos, panelas de barro e de alumínio,

pinhão, pilão, peneira, colher de pau, cestos de palha, sandálias, chapéus de couro e diversos outros objetos populares e de utilidades. Com o piso todo concebido em pedra, as mercadorias eram distribuídas no chão ou em barracas de madeiras, algumas cobertas por tecido chita.

Um detalhe curioso que chamou a atenção de muitos na época da construção do Mercado foi o símbolo de uma Efigie, abrigada em sua estrutura física. As opiniões sobre a imagem eram divididas, a respeito dessa curiosidade que fazia parte do imponente prédio neoclássico, construído em meio ao sertão do Seridó. Entretanto, a Efigie era o símbolo da República Brasileira daquela época; uma adaptação de Marianne, representação dos valores da República Francesa

PRODUTOS

 

Os saberes artesanais trabalhados junto ao projeto para ambientar os espaços e presentes nas coleções de produtos foram: cestaria concebida com o talo da carnaubeira; os saberes com retalhos de tecido para produção de laços e bonecas de pano; a arte plástica; o crochê e a arte da jardinagem artesanal.

Lançamento do Projeto Lugares de Charme Caicó/RN - Mercado Público de Caicó

PARCEIROS:

Ativo 1nomes-video.png
logo-caicó.png
eletrocenter.png
logo-hidracor.png
estandarte_loja_artesãos.png
bottom of page