O PROJETO

O Projeto Lugares de Charme é uma ferramenta transformadora que ressignifica as vidas e os lugares de artesãos, artistas e empresários.

Por intermédio da Metodologia Ser Especiário, o Projeto foi idealizado para repaginar mediante a interferência do design social e afetivo, cafés, restaurantes e espaços públicos de cidades turísticas ou com potencial turístico, transformando-os em vitrines de charme para a exposição e venda de produtos de grupos de artesãos e artistas da região.

PRÊMIO BRASIL CRIATIVO

No ano de 2015, o Projeto Lugares de Charme foi premiado e reconhecido pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Brasil Criativo, como o melhor projeto do Brasil e da Economia Criativa na área de Artesanato. Com o prêmio, a repercussão do projeto estendeu-se ao país, ganhando maior visibilidade e reconhecimento ao seu propósito e resultados colhidos, adquiridos. Por consequência, o Lugares de Charme consolidou-se e expandiu-se, somando, nesses seis anos, atuações em seis municípios do Rio Grande do Norte, transformando vidas e lugares.

Em Março de 2020, aconteceu  a primeira convenção do Projeto Lugares de Charme na Cidade turística de Santa Cruz/RN, reunindo muitos dos artesãos participantes de todas as edições, empresários e parceiros. Foram momentos de muitas emoções, de celebrar conquistas e renovar os sonhos da família Lugares de Charme. 

..........................

DEPOIMENTOS

José Ferreira de Melo Neto

Superintendente do Sebrae RN

“O Projeto Lugares de Charme é uma experiência transformadora também para a equipe. Trabalhar nesse projeto é um privilégio, uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal. O objetivo do trabalho audiovisual é dar maior visibilidade ao trabalho de Cris Ribeiro, mostrando de maneira mais aprofundada, por meio da linguagem cinematográfica, a metodologia do projeto (autêntica/autoral) e os resultados obtidos por ele. O registro audiovisual confirma/afirma a importância do Projeto Lugares de Charme como ferramenta de transformação social e de crescimento profissional dos artesãos, resgatando a história e a identidade de cada lugar e devolvendo sua importância dentro da sociedade; fomentando também o turismo e a economia criativa nos lugares em que o projeto atua." 

Carito Cavalcanti

Cineasta

..........................

“Trazer à memória as experiências que vivemos no Projeto Lugares de Charme é lembrar dos desafios e das delícias que vivenciamos em cada município. Caso precise resumir tudo aquilo que o projeto representa em uma só palavra, eu diria, sem dúvidas: RESSIGNIFICAR. São vidas e lugares tomando novos significados a cada encontro, a cada imersão. Fazer parte da equipe com a minha função, que é registrar tudo em fotografias, é grandioso. Não há como não se envolver, fotografando as transformações que esse projeto alcança. E é registrando tudo em imagens que tento passar para a sociedade o quão importante, emocionante e necessário é esse trabalho. De forma humanizada e afetiva, ele repagina lugares, fortalece o empreendedorismo local em seus mais diversos segmentos, trabalha a autoestima de artesãos e agrega valor aos seus produtos."

Brunno Martins

Fotógrafo

..........................

“Participar do Projeto Lugares de Charme tem me ajudado bastante em diversos âmbitos da minha vida. Caso eu precisasse relacioná-lo à minha vida acadêmica, diria que aquilo que estudamos na Universidade é muito menos complexo. Em todo meu percurso acadêmico, estudei como entender e como projetar algo, porém, sei que o produto final daquilo que almejamos dificilmente sai do papel.

 

Durante minhas experiências no projeto, pude presenciar como é muito mais profundo quando nos envolvemos diretamente com pessoas, principalmente quando muitas delas ainda não entendem a força que o Design poderá ter sobre a vida de cada uma. Na prática, olhando por um lado mais social, mesmo com o projeto ainda em andamento, é possível ver a mudança que ele proporciona à vida de diversas pessoas: empresários, que, além de abrir seus olhos para novos horizontes e conseguir enxergar maior valor naquilo que o artesão produz, veem novas oportunidades de negócio e esperam conseguir crescer; servidores da prefeitura e prefeitos, que veem como o Design e o artesanato podem influenciar e podem movimentar um município e a sua economia; e, principalmente, os artesãos, que veem seus trabalhos influenciados pelo Design e descobrem que aquilo que fazem é muito mais valioso do que imaginam.

 

É muito interessante acompanhar a transformação na vida desses artesãos desde o início do projeto até o final. Eles se sentem muito mais valorizados e entendem que são propagadores de sua cultura local. A mente de cada um se abre para novos caminhos, é quando eles começam a entender o valor de si mesmo, daquilo que produzem e de seu próprio município. Até quem faz parte da equipe do projeto também se modifica, tendo em vista que meu crescimento pessoal alçou voos.

 

Por ser minha primeira experiência em um estágio de grandes proporções, é interessante entender como funciona a dinâmica do trabalho em equipe e o quanto posso contribuir. Apesar de cada integrante possuir uma função distinta no projeto, visamos sempre o bem comum. Graças a Deus, devido a esse conhecimento, tenho crescido como pessoa e como profissional.

 

A cada dia, surgem novas oportunidades de aprendizado, pois o ambiente criado facilita a troca de conhecimento entre todos os envolvidos. Tem sido uma experiência incrível e maravilhosa fazer parte do Projeto Lugares de Charme.” 

Raphaella Dominik

Estudante de Design - Estagiária

Atua no PLC desde 2018

..........................

REPERCUSSÃO

1) http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/mercado-das-mema-rias-afetivas/421677

 

2) http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/resgatando-a-essa-ncia-e-o-charme/422861

 

3) https://www.blogdobg.com.br/projeto-premiado-pelo-minc-expoe-trabalhos-de-artesaos-no-centro-de-convencoes/

 

4) https://www.blogdobg.com.br/projeto-premiado-pelo-minc-expoe-trabalhos-de-artesaos-no-centro-de-convencoes/

 

5) http://blogdorobsonfreitas.blogspot.com/2015/08/artesanato-de-serra-de-sao-bento-rn-e.html

 

6) http://www.rn.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/RN/mercado-publico-se-torna-um-lugar-de-charme-e-fortalece-o-turismo,7fe47ab09d11c610VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

7) https://casa.abril.com.br/profissionais/premio-brasil-criativo-destaca-dois-projetos-de-arquitetura-e-design/

 

8) https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura/noticia/2014/12/premio-brasil-criativo-elege-acoes-inovadoras.html

 

9) https://www.valor.com.br/taxonomy/term/113088/0

 

10) http://glaucialima.com/2019/07/19/projeto-lugares-de-charme-reinauguracao-do-mercado-publico-de-caico-sera-realizada-nesta-sexta-feira/

 

11) http://saogoncalo.rn.gov.br/lugares-de-charme-prefeitura-sebrae-e-paroquia-de-sao-goncalo-abrem-o-primeiro-espaco-colaborativo-do-brasil-em-predio-tricentenario/

 

12) https://agorarn.com.br/ultimas/projeto-lugares-de-charme-e-destaque-em-martins/

 

13) http://blog.tribunadonorte.com.br/heitorgregorio/projeto-lugares-de-charme-e-sucesso-em-martins/

 

14) https://letraa.com.br/artesas-do-projeto-lugares-de-charme-expoem-e-produzem-pecas-durante-a-feira-ruraltur/

 

15) http://robertoflavio.com.br/blog/caico/municipio-de-caico-lanca-projeto-lugares-de-charme-no-mercado-publico/

 

16) https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fsidneysilva.com.br%2Flugares-de-charme-sera-lancado-durante-forum-de-turismo-de-caico%2F&psig=AOvVaw0Tep7rdP-88tmjkH88RXBB&ust=1598995687971000&source=images&cd=vfe&ved=0CA0QjhxqFwoTCPDdxKGxxusCFQAAAAAdAAAAABAI

 

17) http://saogoncalo.rn.gov.br/lugares-de-charme-sao-goncalo-ganha-espaco-de-valorizacao-cultural-e-arte-colonial/  

 

18) https://lucianovale.blogspot.com/2019/07/mercado-publico-projeto-lugares-de.html

 

19) https://www.assessorn.com/2015/08/quiosque-do-projeto-lugares-de-charme.html

 

20) http://martinsdopovo.blogspot.com/2015/12/mirante-da-carranca-e-o-terceiro.html

 

21) http://www.santacruz.rn.gov.br/site/index.php/blog/104-turismo/2774-complexo-cultural-santa-sera-inaugurado-nesta-quinta-24-em-santa-cruz

 

22) https://www.sebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/artesanato-transforma-pontos-comerciais-na-regiao-serrana,ace53986d0a87410VgnVCM2000003c74010aRCRD

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social e Idealizadora do 

Projeto Lugares de Charme

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados