PRIMEIRA EDIÇÃO  PROJETO LUGARES DE CHARME 

1/7

Serra de São Bento - 2015

  • Branca Ícone Instagram

Ao longo de um ano, o Projeto Lugares de Charme, na sua primeira edição, atuou na transformação do espaço “Café Serrano” e na construção do primeiro grupo de artesãos do município de Serra de São Bento/RN, “As Benditas Mãos”. O projeto desenvolvido inspirou-se na história deste território, resgatando-a na repaginação do empreendimento e na primeira coleção de produtos do grupo de artesãs, desenvolvida junto aos valores e à essência da identidade cultural desta região do agreste potiguar e de todos os seres envolvidos neste.

Hoje, no espaço do Café, memórias afetivas inspiram e mantêm viva a história desta região junto aos seus valores regionais que encantam e emocionam. 

 

O projeto resgatou alguns saberes ancestrais deste território, sendo um deles, o fazer boneca de pano.
Comemoramos a redescoberta do elemento “cabaça”, muito significante e utilizado pelas artesãs da região para “carregar” água do rio até as suas casas. Esta, deixou memórias únicas de felicidades das vivências do passado. Ressignificamos o elemento da cabaça para perpetuar junto destas memórias, influenciando o presente e abraçando realizações futuras por meio de obras artesanais como a boneca de corpo esbelto de cabaça e cabeça de feitio elegante de pano, traduzindo cultura popular, memórias afetivas e felicidade.

PRODUTOS

 

Os saberes artesanais trabalhados junto ao projeto para ambientar os espaços e presentes nas coleções de produtos foram: bonecas de pano, trançados com retalhos, crochê e bonecas de cabaça.

1/1

PARCEIROS:

daya-logo-01.png
Ativo 1nomes-video.png