PRIMEIRA EDIÇÃO  PROJETO LUGARES DE CHARME 

1/7

Serra de São Bento - 2015

  • Branca Ícone Instagram

Ao longo de um ano, o Projeto Lugares de Charme, na sua primeira edição, atuou na transformação do espaço “Café Serrano” e na construção do primeiro grupo de artesãos do município de Serra de São Bento/RN, “As Benditas Mãos”. O projeto desenvolvido inspirou-se na história deste território, resgatando-a na repaginação do empreendimento e na primeira coleção de produtos do grupo de artesãs, desenvolvida junto aos valores e à essência da identidade cultural desta região do agreste potiguar e de todos os seres envolvidos neste.

Hoje, no espaço do Café, memórias afetivas inspiram e mantêm viva a história desta região junto aos seus valores regionais que encantam e emocionam. 

 

O projeto resgatou alguns saberes ancestrais deste território, sendo um deles, o fazer boneca de pano.
Comemoramos a redescoberta do elemento “cabaça”, muito significante e utilizado pelas artesãs da região para “carregar” água do rio até as suas casas. Esta, deixou memórias únicas de felicidades das vivências do passado. Ressignificamos o elemento da cabaça para perpetuar junto destas memórias, influenciando o presente e abraçando realizações futuras por meio de obras artesanais como a boneca de corpo esbelto de cabaça e cabeça de feitio elegante de pano, traduzindo cultura popular, memórias afetivas e felicidade.

PRODUTOS

 

Os saberes artesanais trabalhados junto ao projeto para ambientar os espaços e presentes nas coleções de produtos foram: bonecas de pano, trançados com retalhos, crochê e bonecas de cabaça.

1/1

PARCEIROS:

DEPOIMENTOS

Lucilene  Pereira

Dona de casa | Artesã

Integrante do grupo Benditas Mãos

00:00 / 00:40

"O projeto Lugares de Charme alavancou a economia local e a autoestima dos envolvidos, desde as artesãs aos donos de restaurantes" 

Graça Rodrigues

Empresária apoiadora

..........................

"O meu marido tira o sustento da agricultura e o meu trabalho como artesã ajuda nas despesas de casa" 

Josefa Modesto

Artesã Participante

..........................

"Antes do Projeto Lugares de Charme eu era apenas uma dona de casa e depois de ter participado do projeto, me considero uma artesã profissional com muito orgulho e pretendo continuar crescendo. Fico feliz de ter meu trabalho valorizado." 

Maria da Penha Pereira

Artesã Participante

..........................

“O Projeto Lugares de Charme é como contemplar um sonho se tornar realidade. É sair do desconhecido. Só tenho a agradecer a Deus e ao projeto.

 

Falar do Lugares de Charme, para mim, é se emocionar a todo instante. É ver que a minha vida, assim como a de outras pessoas, mudou. Mudou, como assim? Mudou no financeiro, mudou no reconhecimento do nosso trabalho, principalmente...

 

Como já relatei, é você se emocionar com tudo. Espero que em breve esse mesmo projeto retorne ao meu município, para nos fortalecer. Viva ao Projeto Lugares de Charme!” 

 Adriana Crisanto

Empresária Contemplada

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social e Idealizadora do 

Projeto Lugares de Charme

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados