Documentário

Em busca do Mercado Perdido

Em busca do Mercado Perdido é um documentário sobre o processo de repaginação do Mercado Público de Caicó feito pelo Projeto Lugares de Charme. O documentário resgata a história do Mercado através da metodologia do projeto.

Estréia em breve

“Assiste-se ao mercado público como a um ser vivo, hospedeiro e ímã urbano. Por ter a pele curtida pelos tempos solar e lunar, é incensado por memórias afetivas, olfativas, gustativas, biográficas e mercantis. Tanto que, lembrá-lo em qualquer geração, é uma experiência tocante."

Muirakytan Macedo
Escritor, Poeta, Historiador e Professor da UFRN

“(...) um caminho orgânico, onde o próprio processo foi fonte de alimentação constante para a obra cinematográfica, também transformada de forma contínua e pulsante. O resultado final da repaginação assim como o resultado final do documentário se confundem e refletem uma metodologia única que respira humanismo (...)"

Carito Cavalcanti

Cineasta e Poeta

Depoimentos

"Assiste-se ao mercado público como a um ser vivo, hospedeiro e ímã urbano. Por ter a pele curtida pelos tempos solar e lunar, é incensado por memórias afetivas, olfativas, gustativas, biográficas e mercantis. Tanto que, lembrá-lo em qualquer geração, é uma experiência tocante. Várias temporalidades se cruzam ali, tanto quanto os rastros que são deixados no chão do mercado e que um dia explodirão na lembrança de seus habitantes sedentários e nômades. Para restaurar esta aura que às vezes corre o risco de se perder pelo choque arrogante da modernidade ou pelo próprio desprezo do poder público em sua preservação, é necessário a tecedura de uma ação sensível aos odores, histórias, produtos e espírito do lugar em seus diversos momentos. Cris, sua equipe e parceiros encarnaram esta tarefa unindo duas coisas que imaginamos separadas: técnica precisa, afetividade necessária. E o mercado respira novamente com seus pulmões maternais, acolhe com seus braços fraternos e se impulsiona com seus pés a outros passados, presentes e futuros. O cineasta Carito Cavalcanti (Praieira Filmes) registrou toda essa saga de maneira primorosa. Muito bom ver e sentir um ser vivo reviver."

 

Muirakytan Macedo
Escritor, Poeta, Historiador e Professor da UFRN

"Realizar o documentário “Em Busca do Mercado Perdido" foi uma verdadeira imersão, onde durante um ano tive a oportunidade de vivenciar junto com a câmera um processo de transformação constante. No processo de repaginação do Mercado Púbico de Caicó, observando a saga de Cris & equipe, da qual fiz e faço parte, testemunhei e participei de um caminho orgânico, onde o próprio processo foi fonte de alimentação constante para a obra cinematográfica, também transformada de forma contínua e pulsante. O resultado final da repaginação assim como o resultado final do documentário se confundem e refletem uma metodologia única que respira humanismo, poesia, sensibilidade, afetividade e história. Assim, através do Projeto Lugares de Charme, Cris traduz, seduz e nos diz que o caminho é de dentro pra fora: vem do coração e, assim como o poeta Maiakovski, deixa a anatomia louca e faz de tudo coração. Vida & arte se misturam e reverberam, me fazendo lembrar uma canção da banda setentista paulistana Joelho de Porco que diz: “hoje é o passado do futuro”."

 

Carito Cavalcanti
Cineasta e Poeta

Ficha técnica

Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti

Edição: Carito Cavalcanti e Levi Herrera

Finalização: Levi Herrera

Poema e Narração inicial: Muirakytan Macedo

Texto e Narração Final: Carito Cavalcanti

Criadora e Coordenadora do Projeto Lugares de Charme: Cris Ribeiro


Músicas: Abelhas (Wescley Gama), Clarice Não Sabe Voar (Wescley Gama), Lembrança de Caicó (Paulo Jorge e Ruy Silva), Sonho de Quem Não Quer Mais Nada (Wescley Gama), Seridó (Wescley Gama)
Depoimentos: Lídia Brasileira de Brito, Rui Silva da Fonseca, José Adelço de Medeiros, Custódio Jacinto de Medeiros, André Vicente e Silva, Adauto Guerra Filho, Ildomar Santos (Teté), Walter, Lidiane Araújo, Maria Nilda Vieira (Dona Mariquinha), Custódio Jacinto de Medeiros, Udineide Vieira da Nobrega, Anailza Gonçalves da Silva, Francisco das Chagas da Silva, João Gualberto da Costa, Henrique Araújo , Zezé Avelino, Sônia Maria de M. Lima, Maria de Fátima de Azevedo Guedes, Monsenhor Antenor Salvino de Araújo, Manoel Augusto Soares, Maria das Graças Da Silva, Keila Edna Ferreira, Jaime Da Silva , Zeca Melo, Ana Darc de Araújo, Edinilson Melo da Silva, Cris Ribeiro, Francisco Abdias de Oliveira (Seu Pretinho).

 

O Projeto Lugares de Charme atuou em Caicó-RN de Julho de 2018 a Julho de 2019

 

Apoio: Sebrae, Prefeitura De Caicó, Eletrocenter e Hidracor Realização: Projeto Lugares de Charme e Praieira Filmes.

O Cineasta

CARITO CAVALCANTI

 

Artista multimídia (cineasta, poeta, letrista, vocalista, compositor, fotógrafo, ator, performer e arquiteto). Nascido em Natal-RN, 56 anos. Possui curso de pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade Politecnica de Madrid (Espanha) e Especialização em Ensino de Arte pela UFRN. Realiza filmes de ficção, documentários, institucionais e publicitários, tendo participado de várias mostras e festivais. À frente da “Praieira Filmes”, na área de cinema e vídeo, trabalha com direção, roteiro e fotografia (tendo recebido vários prêmios), e ministra cursos e oficinas.

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados