Documentário

Em busca do Mercado Perdido

Em busca do Mercado Perdido é um documentário sobre o processo de repaginação do Mercado Público de Caicó feito pelo Projeto Lugares de Charme. O documentário resgata a história do Mercado através da metodologia do projeto.

Estréia em breve

“Assiste-se ao mercado público como a um ser vivo, hospedeiro e ímã urbano. Por ter a pele curtida pelos tempos solar e lunar, é incensado por memórias afetivas, olfativas, gustativas, biográficas e mercantis. Tanto que, lembrá-lo em qualquer geração, é uma experiência tocante."

Muirakytan Macedo
Escritor, Poeta, Historiador e Professor da UFRN

“(...) um caminho orgânico, onde o próprio processo foi fonte de alimentação constante para a obra cinematográfica, também transformada de forma contínua e pulsante. O resultado final da repaginação assim como o resultado final do documentário se confundem e refletem uma metodologia única que respira humanismo (...)"

Carito Cavalcanti

Cineasta e Poeta

Depoimentos

"Realizar o documentário “Em Busca do Mercado Perdido" foi uma verdadeira imersão, onde durante um ano tive a oportunidade de vivenciar junto com a câmera um processo de transformação constante. No processo de repaginação do Mercado Púbico de Caicó, observando a saga de Cris & equipe, da qual fiz e faço parte, testemunhei e participei de um caminho orgânico, onde o próprio processo foi fonte de alimentação constante para a obra cinematográfica, também transformada de forma contínua e pulsante. O resultado final da repaginação assim como o resultado final do documentário se confundem e refletem uma metodologia única que respira humanismo, poesia, sensibilidade, afetividade e história. Assim, através do Projeto Lugares de Charme, Cris traduz, seduz e nos diz que o caminho é de dentro pra fora: vem do coração e, assim como o poeta Maiakovski, deixa a anatomia louca e faz de tudo coração. Vida & arte se misturam e reverberam, me fazendo lembrar uma canção da banda setentista paulistana Joelho de Porco que diz: “hoje é o passado do futuro”."

 

Carito Cavalcanti
Cineasta e Poeta

"Assiste-se ao mercado público como a um ser vivo, hospedeiro e ímã urbano. Por ter a pele curtida pelos tempos solar e lunar, é incensado por memórias afetivas, olfativas, gustativas, biográficas e mercantis. Tanto que, lembrá-lo em qualquer geração, é uma experiência tocante. Várias temporalidades se cruzam ali, tanto quanto os rastros que são deixados no chão do mercado e que um dia explodirão na lembrança de seus habitantes sedentários e nômades. Para restaurar esta aura que às vezes corre o risco de se perder pelo choque arrogante da modernidade ou pelo próprio desprezo do poder público em sua preservação, é necessário a tecedura de uma ação sensível aos odores, histórias, produtos e espírito do lugar em seus diversos momentos. Cris, sua equipe e parceiros encarnaram esta tarefa unindo duas coisas que imaginamos separadas: técnica precisa, afetividade necessária. E o mercado respira novamente com seus pulmões maternais, acolhe com seus braços fraternos e se impulsiona com seus pés a outros passados, presentes e futuros. O cineasta Carito Cavalcanti (Praieira Filmes) registrou toda essa saga de maneira primorosa. Muito bom ver e sentir um ser vivo reviver."

 

Muirakytan Macedo
Escritor, Poeta, Historiador e Professor da UFRN

O Cineasta

CARITO CAVALCANTI

 

Artista multimídia (cineasta, poeta, letrista, vocalista, compositor, fotógrafo, ator, performer e arquiteto). Nascido em Natal-RN, 56 anos. Possui curso de pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade Politecnica de Madrid (Espanha) e Especialização em Ensino de Arte pela UFRN. Realiza filmes de ficção, documentários, institucionais e publicitários, tendo participado de várias mostras e festivais. À frente da “Praieira Filmes”, na área de cinema e vídeo, trabalha com direção, roteiro e fotografia (tendo recebido vários prêmios), e ministra cursos e oficinas.

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados