Santa Cruz - 4º Edição - 2019

  • Branca Ícone Instagram

         O “Complexo Cultural Santá” está presente na cidade turística de Santa Cruz/RN que abriga a estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua religiosa do Brasil, atraindo milhares de fiéis anualmente e fomentado um dos principais roteiros do turismo religioso do Brasil.

         “Santá” foi idealizada para abrigar alma, arte e artesanato autoral; cultura, história e memórias afetivas. O local abriga o artesanato regional do grupo “As Ritas”, um espaço gastronômico e café, uma praça de eventos e disponibiliza espaços para mostras culturais e oficinas.

Concebida por todos os artesãos participantes do projeto, sua ambientação tem móveis, objetos e utensílios antigos que foram doados, resgatados e ressignificados para dar vida a transformação do espaço  inspirado na identidade cultural e essência desta região bem como na sua história interligada a religiosidade: um dos espaços presentes no complexo homenageia, em especial, a Santa Rita de Cássia. De forma inovadora, contamos a história da Margarida, a mulher que um dia se tornou a Santa Rita, por meio de elementos conceituais resgatados para junto ao ambiente, emocionar.

1/2

A Repaginação

PRODUTOS

 

A partir do Projeto Lugares de Charme” foi idealizado o grupo “As Ritas” que desenvolve produtos conceituais resgatando a identidade cultural, história e essência da sua região. Cada produto conta uma história singular, inspirada nas memórias afetivas deste município, a “terra da Santa”, lugar tão especial. 
As tipologias e saberes artesanais presentes nas coleções de produtos trabalhados junto ao projeto foram: o bordado rústico; o bordado ponto cruz; a cerâmica; o crochê e entalhe em madeira.

PARCEIROS:

DEPOIMENTOS

"O projeto "Lugares de Charme" surgiu em nossa cidade da necessidade que a gestão municipal tinha em melhor capacitar os artesãos para comercializar seus produtos para os turistas e visitantes que estão diariamente em Santa Cruz. Contratamos uma consultoria junto ao Sebrae que indicou a designer Cris Ribeiro, que tem um trabalho reconhecido nacionalmente, e que cuidou com muito carinho de cada etapa do projeto. A nossa intenção era criar um espaço simples para os artesãos comercializarem seus produtos, mas, graças aos esforços de Cris, da nossa secretária de Turismo, Marcela Pessoa, dos próprios artesãos e do Sebrae, conseguimos envolver a Paróquia de Santa Rita de Cássia, através do seu pároco, o Pe. Vicente Fernandes, que entendeu a proposta e cedeu um prédio para a criação do "Santá", que hoje abriga a loja conceitual de nossos artesãos envolvidos no projeto, além de ser um complexo cultural, com espaço para apresentações de grupos artísticos de nossa cidade. Estou muito feliz com o resultado que viabilizou esse projeto e tenho certeza que, a partir de agora, nossos artesãos irão ter o espaço merecido nessa cadeia produtiva, que é o turismo, que tem transformado nossa cidade. Obrigado a Cris Ribeiro pela dedicação e a todos os envolvidos nesse belo projeto que já tem transformado vidas em Santa Cruz."

 

Ivanildinho

Prefeito de Santa Cruz/RN

...................................

"O Projeto Lugares de Charme em Santa Cruz chegou em um momento muito especial. Chegou para transformar vidas, e foi exatamente isto que ele fez na vida de cada artesão que participou desta longa jornada ao lado da nossa amiga e Desing Social, Cris Ribeiro. Cris, muito obrigada por este presente que você nos entregou, o Complexo Cultural Santá é o nosso mas novo atrativo turístico e cultural da nossa cidade.” 

 

Marcela Pessoa

Secretaria Municipal de Turismo - Santa Cruz/RN

...................................

"O projeto lugares de charme , “Complexo Cultural Santá” nasceu do sonho de  tornar a cidade turística de Santa Cruz uma referência no artesanato potiguar, a partir da história desse lugar. Sustentabilidade, União e fé, definiram a construção e a repaginação do espaço cultural que transformou as  vidas de nossas artesãs e do destino turístico de Santa Cruz- RN.
Antes da consultoria haviam várias mulheres aguerridas e um sonho, que de mãos dadas com a sociedade, o poder público e a iniciativa privada foi possível muito mais do que a repaginação de um prédio centenário que apresenta hoje  ao seu público toda  a história e a cultura desse lugar, por traz disso tudo tem a vida, o amor e a inspiração de um povo.
Cris Ribeiro, conseguiu captar com muita sensibilidade, algo que vai muito além do designer,  muito além de um projeto, captou a alma desse povo, e através do grupo as Ritas e o projeto Lugares de Charme apresentou ao Rio Grande do Norte toda a essência do designer social, o Ser.
A produção artesanal  local passa a ser reconhecida como a expressão  da identidade local e da diversidade cultural, enriquecendo o patrimônio simbólico e artístico deste lugar.
Por intermédio deste projeto, o Sebrae apoia iniciativas que busquem a melhoria de gestão e o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo."

 

Ana Neri

Analista Técnica Sebrae RN - Escritório Regional do Trairi

...................................

"O projeto lugares de charme foi muito importante para mim, me ensinou sobre o artesanato conceitual, que eu acho hoje muito importante, pois ele  resgata a história e a cultura. Nos incentivava a buscarmos sempre a fazermos produtos de qualidade, com acabamentos perfeitos, usar nossa criatividade e criarmos peças,  agregando mais valor ao produto. Através do projeto também conheci a arte da cerâmica e do crochê e hoje elas me possibilitam uma renda extra. Além de me fazer acreditar mais em mim, mostrar que sou capaz, nos valorizando e almentando nossa alto estima."

Shayenne Mafra

Artesã Participante - Santa Cruz 

...................................

"O projeto para mim foi uma realização pessoal. Algo que melhorou minha autoestima e me fez ver que tenho potencial para expor produtos de boa qualidade, que faço com muito amor. Além de me dar uma renda extra, estou valorizando nossa cidade, nossa cultura e nossa história."

Rita Luna

Artesã Participante - Santa Cruz 

...................................

"Com o projeto eu descobri outros dons, outras habilidades que eu tinha. Dou valor ao que faço e procuro fazer sempre bem feito, tem sido muito bom, principalmente por termos conseguido um lugar para expor nossa mercadoria, foi de suma importância mesmo, até meu ego levantou!"

 

Maria Salete do Nascimento Ferreira

Artesã Participante - Santa Cruz 

...................................

"Sou uma persona muito grata à esse projeto tão especial que é o Lugares de Charme que veio à Santa Cruz para acrescentar nosso conhecimento em artes exclusivas, realizando um desejo que nós artesãos tinhamos de encontrar um lugar para divulgar nossa arte. Foi um ano e três meses de treinamento que valeram demais e que renderam os frutos que plantamos. Com um bom grupo de artesãos realizamos um trabalho de resgatar a cultura da região, o bordado, a história de Santa Rita, os mosaicos portugueses, o estudo dos cactos. Só temos a agradecer! Graças à esse trabalho realizado com sucesso temos o nosso primeiro Complexo Cultural e somos gratos! Um abraço, Cris! Gostamos muito de você!"

Graça

Artesã Participante - Santa Cruz 

...................................

“Participar do Projeto "lugares de Charme" foi um grande desafio, pois não é fácil sair da nossa zona de conforto e fazer algo que nunca fez antes.. sem nenhuma estrutura e técnicas adequadas, mas aceitei o desafio e busquei me profissionalizar e hoje faço peças de cerâmica de boa qualidade e o melhor é que toda preparação da argila até a confecção da peça é feita de forma totalmente artesanal!“

Margareth Gomes

Artesã Participante - Santa Cruz 

...................................

“O Projeto Lugares de Charme me ensinou a olhar para um projeto por outra perspectiva. Sempre analisei projetos levando em consideração os aspectos técnicos como gestão, processos, entregas, resultados e outros.
A perspectiva da sensibilidade das pessoas e do desenvolvimento humano é a magia do Lugares de Charme. Quando essa magia acontece não tem bruto ou sensível que depois do coração tocado não se encante com esse maravilhoso trabalho. 
Em Santa Cruz, cidade santuário, nós devotos de Santa Rita de Cássia fomos todos tocados no coração através do Lugares de Charme que teve seu trabalho desenvolvido na Loja de Artesanato Santá.“

Gustavo Cosme

Gerente Sebrae Santa Cruz/RN

...................................

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social e Idealizadora do 

Projeto Lugares de Charme

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados