Santa Cruz - 2019

         O “Complexo Cultural Santá” está presente na cidade turística de Santa Cruz/RN que abriga a estátua de Santa Rita de Cássia, a maior estátua religiosa do Brasil, atraindo milhares de fiéis anualmente e fomentado um dos principais roteiros do turismo religioso do Brasil.

         “Santá” foi idealizada para abrigar alma, arte e artesanato autoral; cultura, história e memórias afetivas. O local abriga o artesanato regional do grupo “As Ritas”, um espaço gastronômico e café, uma praça de eventos e disponibiliza espaços para mostras culturais e oficinas.

Concebida por todos os artesãos participantes do projeto, sua ambientação tem móveis, objetos e utensílios antigos que foram doados, resgatados e ressignificados para dar vida a transformação do espaço  inspirado na identidade cultural e essência desta região bem como na sua história interligada a religiosidade: um dos espaços presentes no complexo homenageia, em especial, a Santa Rita de Cássia. De forma inovadora, contamos a história da Margarida, a mulher que um dia se tornou a Santa Rita, por meio de elementos conceituais resgatados para junto ao ambiente, emocionar.

1/2

A Repaginação

PRODUTOS

 

A partir do Projeto Lugares de Charme” foi idealizado o grupo “As Ritas” que desenvolve produtos conceituais resgatando a identidade cultural, história e essência da sua região. Cada produto conta uma história singular, inspirada nas memórias afetivas deste município, a “terra da Santa”, lugar tão especial. 
As tipologias e saberes artesanais presentes nas coleções de produtos trabalhados junto ao projeto foram: o bordado rústico; o bordado ponto cruz; a cerâmica; o crochê e entalhe em madeira.

PARCEIROS:

DEPOIMENTOS

"O projeto "Lugares de Charme" surgiu em nossa cidade da necessidade que a gestão municipal tinha em melhor capacitar os artesãos para comercializar seus produtos para os turistas e visitantes que estão diariamente em Santa Cruz. Contratamos uma consultoria junto ao Sebrae que indicou a designer Cris Ribeiro, que tem um trabalho reconhecido nacionalmente, e que cuidou com muito carinho de cada etapa do projeto. A nossa intenção era criar um espaço simples para os artesãos comercializarem seus produtos, mas, graças aos esforços de Cris, da nossa secretária de Turismo, Marcela Pessoa, dos próprios artesãos e do Sebrae, conseguimos envolver a Paróquia de Santa Rita de Cássia, através do seu pároco, o Pe. Vicente Fernandes, que entendeu a proposta e cedeu um prédio para a criação do "Santá", que hoje abriga a loja conceitual de nossos artesãos envolvidos no projeto, além de ser um complexo cultural, com espaço para apresentações de grupos artísticos de nossa cidade. Estou muito feliz com o resultado que viabilizou esse projeto e tenho certeza que, a partir de agora, nossos artesãos irão ter o espaço merecido nessa cadeia produtiva, que é o turismo, que tem transformado nossa cidade. Obrigado a Cris Ribeiro pela dedicação e a todos os envolvidos nesse belo projeto que já tem transformado vidas em Santa Cruz."

 

Ivanildinho

Prefeito de Santa Cruz/RN

...................................

"O Projeto Lugares de Charme em Santa Cruz chegou em um momento muito especial. Chegou para transformar vidas, e foi exatamente isto que ele fez na vida de cada artesão que participou desta longa jornada ao lado da nossa amiga e Desing Social, Cris Ribeiro. Cris, muito obrigada por este presente que você nos entregou, o Complexo Cultural Santá é o nosso mas novo atrativo turístico e cultural da nossa cidade.” 

 

Marcela Pessoa

Secretaria Municipal de Turismo - Santa Cruz/RN

...................................

"O projeto lugares de charme , “Complexo Cultural Santá” nasceu do sonho de  tornar a cidade turística de Santa Cruz uma referência no artesanato potiguar, a partir da história desse lugar.  Sustentabilidade, União e fé, definiram a construção e a repaginação do espaço cultural que transformou as  vidas de nossas artesãs e do destino turístico de Santa Cruz- RN.
Antes da consultoria haviam várias mulheres aguerridas e um sonho, que de mãos dadas com a sociedade, o poder público e a iniciativa privada foi possível muito mais do que a repaginação de um prédio centenário que apresenta hoje  ao seu público toda  a história e a cultura desse lugar, por traz disso tudo tem a vida, o amor e a inspiração de um povo.
Cris Ribeiro, conseguiu captar com muita sensibilidade, algo que vai muito além do designer,  muito além de um projeto, captou a alma desse povo, e através do grupo as Ritas e o projeto Lugares de Charme apresentou ao Rio Grande do Norte toda a essência do designer social, o Ser.
A produção artesanal  local passa a ser reconhecida como a expressão  da identidade local e da diversidade cultural, enriquecendo o patrimônio simbólico e artístico deste lugar.
Por intermédio deste projeto, o Sebrae apoia iniciativas que busquem a melhoria de gestão e o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo."

 

Ana Neri

Analista Técnica Sebrae RN - Escritório Regional do Trairi

...................................

“O artesão precisa sentir-se valorizado junto ao seu SER e à sua essência. O produto concebido por ele é a forma mais clara de estar em contato consigo a com a sua história. Relembrá-la e glorificá-la é estado pleno de felicidade.”       

- Cris Ribeiro

Designer Social

CONTATO 

(84) 9 9660-4652

contato@projetolugaresdecharme.com

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

Criado por Casa Mascavo

Copyright © Projeto Lugares de Charme - Todos os direitos reservados